HISTORIAL

 

O grupo Pardalitos do Mondego – nome cuja origem é um segredo bem guardado – foi criado em 1992 no seio da claque universitária de apoio à AAC-OAF, FANS - Falange de Apoio Negro, sendo os seus membros antigos estudantes da academia.

Desde os seus primeiros passos que o seu objetivo é a defesa da música de matriz coimbrã, olhando-a como um género musical frutificado a partir do ambiente universitário, mas com uma profunda raiz popular.

Neste espírito, não se limita o grupo a reproduzir os grandes temas que formam a estrutura mais que centenária da Canção de Coimbra. Tendo desenvolvido o seu percurso ao longo destes anos, contribui para o avanço dela com a composição de inúmeros originais que, como sempre na história desta canção, refletem os sentimentos dos elementos do grupo a cada tempo e são reveladores da sua evolução estética.

As apresentações dos Pardalitos do Mondego denotam esta visão histórica e evolutiva do fado e da balada de Coimbra, procurando uma coerência temporal e poética que proporcione deleite a quem as ouve, ao mesmo tempo que pretende deixar uma marca cultural que represente a cidade e a academia.

Ao longo do seu percurso, o grupo teve oportunidade de participar em diversas edições discográficas, para as quais foi convidado, tendo produzido e editado também dois discos de autor, um de temas originais (2014) e outro de  temas não originais  (2018) mas com arranjos novos da sua autoria, como forma de homenagear as três maiores referências da balada de Coimbra.

 

Com o objetivo de apresentar o seu espetáculo, e com ele levar a cultura de Coimbra, os Pardalitos do Mondego percorreram já o país de norte a sul, bem como alguns países de vários continentes.

EVENTOS MARCANTES

 

© 2019 Pardalitos do Mondego | Todos os direitos reservados

  • Facebook White Icon
  • YouTube White Icon